6 proteções e guarda-corpos que vão deixar sua escada sensacional

De residências a espaços comerciais, as escadas podem funcionar não só como forma de acessar outros andares como também servem perfeitamente como artifício para agregar ao ambiente. Com um projeto especial para se adaptar ao dono e à intenção do local, elas são capazes de mesclar com o resto do recinto. Para que isso funcione, tanto a escada quanto a proteção e guarda-corpos devem estar alinhados não só um com o outro como com o resto da decoração. Isso inclui esquema de cores, materiais e formatos. Conheça 6 tipos de guarda-corpos para refinar a sua escada.

A classe da madeira

Item clássico de construção de escadas, a madeira usada em seus tons naturais traz um ar de rusticidade e naturalidade, combinando bem com ambientes que usam madeira em outros elementos na decoração. É possível optar por cores diferentes, de tons mais claros aos mais escuros, para criar um contraste ou então para deixá-la discreta. Para quem quiser fugir dos apoios verticais que podem ser antiquados para alguns gostos, placas de madeira na horizontal funcionam bem para criar modelos únicos e dar sensação de amplitude.

guarda corpo de madeira
guarda corpo de madeira

A elegância do vidro

Uma pura camada de vidro é um elegante recurso por sua delicadeza e possibilidade de se encaixar com vários tipos de locais por sua transparência. Feitos hoje de forma a serem resistentes, são guarda-corpos seguros para se usar. Alguns projetos usam molduras e apoios de alumínio, aço ou madeira bem finos para manter o vidro no lugar e acrescentar detalhes delicados ao trabalho, mas sem roubar a atenção. Esse tipo de guarda-corpo é ótimo para salas mais fechadas e que priorizam a iluminação, já que deixa a luz passar livremente. Quem gosta de mais ousadia pode optar por vidros coloridos, que darão um destaque à escada e a tornarão mais vivo.

guarda-copro-de-vidro
guarda-copro-de-vidro

A solidez do concreto

Embora também funcione para escadas em caracol, esse tipo é particularmente adequado a escadas que fiquem em cantos. Essa proteção, além de passar uma sensação maior de firmeza, é perfeita pra disfarçar a escada no seu redor. Podendo pintar facilmente sempre que necessário, é possível usar a mesma cor das paredes, seja local fechado ou aberto, e escondê-la como se fosse outra parede.

guarda copro de concreto
guarda copro de concreto

A simplicidade do alumínio

Um dos materiais mais leves e fáceis de usar, o alumínio já é comum na construção de escadas. Nos guarda-corpos, as hastes, tradicionalmente no tom metálico natural ou revestido de branco, costumam assumir formas cilíndricas mais largas, mas com menos barras e que, embora possam parecer roubar a atenção como peças isoladas, na verdade podem se harmonizar e ficar bem discretas.

corrimão de alumínio
corrimão de alumínio

A modernidade do aço

Similar ao alumínio, o estilo metalizado do aço pode trazer uma sensação de modernidade e frescor a qualquer local. Ele funciona particularmente bem em ambientes com decoração de estilo industrial e elementos metálicos. Também é uma forma de trazer clareza ao local, já que a estrutura em metal reflete levemente a claridade e ilumina seu redor. Para estruturas mais delicadas, os guarda-corpos podem usar finos cabos de aço na lateral.

Escada de aço inox com degraus de vidro
Escada de aço inox com degraus de vidro

 

A rusticidade do ferro forjado

Outro elemento tradicional da construção de escadas, o ferro pode ser moldado em uma série de formatos e padrões e criar desenhos belíssimos para qualquer situação. De padrões de folhagens, ondas e círculos, retas e traços minimalistas e até padrões mais complexos, é possível agradar a qualquer gosto. Seu estilo é único e nunca sai de moda, e sua resistência garante uma excelente durabilidade.

guarda corpo de aço forjado
guarda corpo de aço forjado

Gostou das dicas? Leia outros artigos do nosso blog e confira nosso portfólio para mais ideias incríveis para ter sua escada dos seus sonhos.

Related PostsQual a importância do uso do corrimão nas escadas?