Como funciona a instalação de uma escada?

Na hora de construir uma casa, um dos elementos que se fazem necessários são as escadas, principalmente se a residência for de dois ou mais pisos. Para quem vai ter o seu próprio imóvel, é importante saber algumas informações deste elemento fundamental em uma construção, além de saber como funciona a instalação de uma escada.

Neste texto, você saberá como é a proporção dos degraus. As medidas padronizadas do comprimento de uma escada, os degraus pré-moldados. Verá também outras questões que envolvem a instalação desta, de forma a melhorar o ambiente de uma residência.

A instalação de uma escada

Para quem vai construir a sua casa, o melhor a se fazer é comprar uma escada pré-fabricada. Elas podem ser de metal ou de concreto, e que já vêm prontas, permitindo assim fácil colocação.

Ficará fácil para o pedreiro fazer a instalação de uma escada, além de que ajuda para que não haja nenhum erro de cálculo entre os degraus. Uma escada de tamanhos diferentes pode ser muito perigosa.

Medidas de uma escada

É extremamente importante que tenha uma proporção entre a profundidade dos degraus com relação a sua altura. A escada terá uma certa inclinação, por sua finalidade para as pessoas subir ou descer de um lugar a outro. O tamanho que proporciona mais conforto em cada degrau é de 18 centímetros, não sendo muito maior ou menor que esta medida.

Existe uma regra para a definição da profundidade de um degrau. O cálculo é, a medida da profundidade do piso, adicionando duas vezes o tamanho da altura do degrau.

O resultado precisa dar o número 63, ou no máximo 64, ou seja, seu piso deve ser igual a 63 menos duas vezes a altura do degrau. Ou seja, duas vezes a altura, de 18, é igual a 36. Assim, 63 menos 36 dá o resultado de 27.

A profundidade para o degrau precisa ser de 27 centímetros. Por meio desta regra, é possível encontrar o tamanho exato de cada degrau para as escadas.

Sobre o cálculo de comprimento da escada, é válido recordar que em todas as escadas, você terá um piso a menos do que o total de alturas. Isso pois o primeiro piso é o chão, que não conta.

Se a escada contar com 20 alturas, você vai ter 19 pisos. Portanto, ao fazer o cálculo da profundidade dos degraus para encontrar o tamanho da escada. Por exemplo, 14 pisos multiplicados pelos 27 centímetros da profundidade resultarão em uma escada de 378 centímetros totais de comprimento.

O melhor revestimento para se aplicar em uma escada

Depois de fazer a instalação de uma escada, é importante saber como será o acabamento final dela.

Na hora de fazer o revestimento, é importante escolher um material bem sólido para garantir o firmamento da escada. Este pode ser de cerâmica, pedra ou madeira. Com este revestimento, é possível corrigir pequenas diferenças que surgir ao longo da obra. O melhor a ser feito é uma escada mais simples, sem curvas.

Para escadas encostadas na parede, é comum que as pessoas a façam o desenho na parede em tamanho natural. Este é um jeito para garantir que tudo ficará no tamanho certo. Finalizado o acabamento na escada, poderá ser feito o mesmo na parede também.

Deixe um comentário