Como transformar sua escada em uma obra de arte em sua casa? - Escadas Especiais

Como transformar sua escada em uma obra de arte em sua casa?

A arquitetura e o design de interiores têm se tornado cada vez mais unidos na hora de decorar uma residência ou escritório. Atualmente, um simples apetrecho básico de uma casa, pode virar uma linda peça decorativa. É o caso das escadas, que podem ser customizadas com diversas técnicas artesanais.

Tais técnicas conseguem mudar todo um ambiente. Mudar a cor, alterar a textura ou adicionar um simples enfeite ou detalhe numa escada pode alterar toda a dinâmica do ambiente. Caso você tenha uma escada em um escritório, por exemplo, pintar a escada com tons escuros podem dar um ar de formalidade, ou até mesmo para ambientes mais descontraídos, inserir alguns elementos divertidos na escada pode dar o tom que os profissionais desejam passar para seus clientes.

Já nas residências, essa mesma regra se aplica. A customização deve ser feita de acordo com o perfil de cada pessoa e residência, e com a mensagem que você quer passar com essa ferramenta decorativa.

Tendências mais usadas

Uma das tendências mais aplicadas atualmente é a decoração dos espelhos da escada (área retangular que fica entre cada degrau). Diversas estampas agora podem compor esses espaços, que antes ficavam vazios, a fim de dar um aspecto artístico para quem está subindo os degraus.

Podem ser aplicados desenhos, cores diferentes ou iguais em cada espelho, formas, figuras, listras, entre tantos outros formatos de decoração que combine mais com o local e com a sua personalidade.

É importante observar antes de realizar esse tipo de personalização, qual é o tipo de material que sua escada é feita para fazer a escolha correta da tinta, e para realizar os procedimentos necessários para o cuidado com o material. No caso de escadas em madeira, por exemplo, é preciso, primeiramente, lixar para remover todas as imperfeições e resíduos da escada para só depois aplicar a tinta. Para esses casos, o mais recomendável é utilizar uma tinta de esmalte sintético ou acrílica.

Já para as escadas de concreto, deve-se passar um primer antes de realizar a pintura, para ajudar a tinta a aderir na escada. Neste caso, a tinta látex é a mais recomendada.

Para não se preocupar com tantos detalhes, muitas pessoas acabam optando por preencher essa área com adesivos decorativos, o que é mais rápido, limpo, fácil e econômico, já que não é necessário comprar outros materiais.

Além disso, as diversas opções de estampas tornam-se um atrativo para a escolha dos adesivos. O uso da técnica de “stêncil” (molde vazado com desenhos), também pode ser aplicado com o uso de tinta ou spray. Outro material não tão utilizado é o azulejo, que dá um trabalho maior na aplicação.

Não somente os espelhos dos degraus, mas também todo o degrau pode ser pintado de maneira diferente. Dando uma outra cara ao ambiente, pintar todo o degrau é uma alternativa criativa (podendo ser no mesmo tom, ou até mesmo cada degrau de uma cor), mas que requer a aplicação de verniz no final da pintura, em toda a área que será pisoteada.

Quer ter mais ideias? Acesse o nosso portfólio e entre em contato com a nossa equipe.

LOGO ESCADAS ESPECIAIS

Deixe um comentário