Desafios para se construir uma escada, obtenha sucesso na execução da sua ...

Desafios para se construir uma escada

Desafios para se construir uma escada
Desafios para se construir uma escada

Desafios para se construir uma escada

Hoje em dia, um dos principais desafios para construir uma escada é sem dúvida o Espaço “Dimensão“, que está diretamente ligado aos recursos financeiros ou verba disponível em relação ao custo total da obra. Portanto é importante pensar na escada no início do projeto da edificação, qual é o espaço que eu preciso para a escada na minha obra?

Qual o tempo de execução da escada?

Outro desafio importante é o tempo de execução da escada, e o momento no cronograma que será a instalação, que além de estar diretamente ligado aos recursos financeiros, pode causar prejuízos incalculáveis para o cliente e a todos os envolvidos na obra, se a escada não for executada no tempo certo, pois pode atrasar e muito o cronograma. Um grande exemplo, é quando a escada é a unica forma circulação no local, fato que ocorre em muitas obras de apartamentos e de alguns edifícios. Então devemos pensar em qual é o tempo necessário para a execução, e em qual momento do cronograma será instalada a escada da minha obra ?

Qual é o tipo e o modelo de escada adequado para minha obra?

Um terceiro desafio para se construir uma escada é a escolha do tipo e modelo da escada, este geralmente leva um bom tempo, pois tem que ser aprovado por todos que estão envolvidos nas decisões da obra, o Arquiteto, o Engenheiro e os Clientes, e vários fatores deixam dúvidas e precisam estar muito bem esclarecidos, são questões como conforto, segurança, composição em relação aos dois ambientes que a escada conecta, pois trata-se de uma integração, iluminação, design entre outros aspectos, nesse momento a escada pode se tornar um elemento principal de sucesso ou de fracasso da obra, pois se não for estabelecido e acertado, com certeza irá gerar atrasos e prejuízos consideráveis. Precisamos saber antecipadamente, qual é o tipo e o modelo de escada que vou utilizar em minha obra ?

Escada helicoidal de aço inox
Escada helicoidal de aço inox

Qual conceito devo seguir e quais as verificações importantes ao projetar minha escada?

Hoje em nosso dia a dia, estamos utilizando conceitos limpos para projetar. Desenvolver um projeto com os mínimos detalhes, ou pelo menos que esses detalhes não tenham tanta influência na estética, são também grandes desafios, talvez pequenas mudanças em alguns ângulos, podem causar efeitos interessantes e tornar a sua escada em uma obra de arte, tome cuidado para não esquecer de todos os elementos principais da escada, como por exemplo a resistência dos degraus, guarda corpos e corrimãos, tudo deve estar rígido de forma a suportar um esforço de pelo menos 150 N, conforme a Norma Técnica, sempre se baseie nela, evite cantos vivos, cuidado com a composição dos degraus em relação a suas alturas, cuidado com vigas que estão interferindo no espaço de circulação das escadas, cuidado com as larguras mínimas necessárias, estes são alguns dos fatores que costumam inviabilizar alguns tipos e modelos.

Escada curva
Escada Curva

Quais os aspectos devem ser verificados antes de construir uma escada?

Construir uma escada boa, confortável e segura, é um dos grandes desafios em todos os tipos de obras, por isso deve ser dada uma atenção especial em todos os aspectos, do projeto a execução final, existem muitos recursos a serem utilizados, simulações, cálculos, ensaios e etc., porém só isso não resolve, se não tiver a frente da execução um profissional experiente, nada substitui o conhecimento e o processo avançado da mente humana.

Simulação de Uma escada
Simulação de uma escada

Gostou das dicas?

Conheça mais sobre nosso trabalho ou entre em contato, clique na imagem abaixo:

Logo Escadas especiais

Logo Escadas especiaisEnvie seu projeto para consultoria@escadasespeciais.com.br

Ou entre em contato por what’s App em 11 96100 9796

26 comentários sobre “Desafios para se construir uma escada

  1. Simplesmente fantástico!
    O trabalho realizado por vocês é excelente e posso dizer tranquilamente que nunca vi ninguém fazer algo parecido.
    Recomendo muito.

  2. Trabalho mais que fantástico realizado por vocês.
    Posso dizer tranquilamente que nunca vi ninguém fazer algo parecido e de tamanha qualidade.
    Recomendo muito.

    • Obrigado Victor, estamos trabalhando para melhorar sempre, nosso objetivo é ajudar os clientes a realizarem seus objetivos de forma mais fácil, em sua obra deixe a escada que teremos prazer em poder solucionar do projeto a instalação final.
      Caso queira fazer um orçamento ou tenha dúvidas pode enviar um e-mail para consultoria@escadasespeciais.com.br.
      Fique a vontade, teremos satisfação em poder conhecer seu caso.

    • Boa pergunta Fátima, nossa escada é testada e aprovada para ter uma resistência muito maior que o peso de uma pessoa, nós exageramos nas questões de segurança, para que você tenha uma ideia, os degraus suportam mais de 200 kg/cm2, não podemos dar margem para acidentes.
      Fazemos ensaios de resistência dos materiais para chegar nesses números, também a escada como um todo é projetada para circulação vertical com conforto e segurança, por isso o corrimão é um item fundamental para a segurança.
      Em algum dos próximos posts podemos falar um pouco sobre corrimãos.
      Agradecemos muito sua consulta, fique a vontade para perguntar, sempre teremos satisfação em poder esclarecer essas dúvidas, e também receber ideias pois o desenvolvimento dos nossos produtos são pensados para todos.

    • Bom dia Fátima tudo bem ? seja bem vinda, com certeza uma escada sempre é projetada para suportar pessoas e só tem impressão de insegura suporta muito mais do que pode parecer, muito obrigado pelo comentário e estamos a disposição para esclarecer suas dúvidas…

  3. Gostei das novas formas de escada e dia diversos materiais que são feitas, mas tenho uma dúvida. Como saber qual material devo colocar e em quais locais.

    • Boa Noite João Marcos Martins, temos satisfação em poder atende-lo, ótima pergunta, para fazer a especificação de uma escada em uma obra são levados em consideração vários aspectos, o conceito da obra, o seu estilo, os materiais aplicados, composição de cores, tipos de revestimentos, entre outros, para saber qual o material deve colocar está relacionado diretamente ao tipo de material existente na obra, ou não, por exemplo em um apartamento, você pode colocar uma escada de concreto pré moldado engastado na alvenaria, e também no mesmo caso uma escada metálica, a escada metálica oferece um grau de acabamento mais refinado e é bem mais leve que a escada de concreto, um outro ponto de vista é classificar se a escada é residencial, comercial ou industrial, no caso residencial geralmente adotamos critérios mais estéticos e de conforto, enquanto que caso comercial e industrial, temos além dos critérios citados, adequar a escada para cumprir mais algumas normas como por exemplo as de segurança, o que limitam mais os modelos e os tipos de materiais aplicados. A estrutura da escada geralmente é de concreto, alvenaria, metálica de aço carbono (ferro), aço inox, alumínio, madeira, os degraus podem ser revestidos de pedras naturais como, mármore, granito, materiais sintéticos, como Silestone, Nanoglas, Corian, entre outros como vidro, madeira, plástico.
      Um dos fatores que mais direciona qual material será usado é o custo dos materiais aplicados e o quanto o cliente quer investir na escada.
      O concreto pode ser aplicado em qualquer local, alvenaria também, já o aço carbono também pode mas tem que receber tratamento superficial se ficar exposto ao tempo, principalmente se for em regiões praianas, ou regiões com altos índices de produtos químicos no ambiente, nesse caso o aço inox, o concreto e a alvenaria são mais indicados.
      Recomendamos que sempre que for projetar, construir ou instalar uma escada que consulte um profissional habilitado, pois a possibilidade de cometer algum erro é muito grande.
      Caso tenha algum projeto, pode enviar consultoria@escadasespeciais.com.br, que teremos satisfação em poder atende-lo.

  4. Trabalho fantástico, design, qualidade e usabilidade. Muito louvável a preocupação com segurança. Isto mostra o comprometimento da empresa e dos profissionais envolvidos no processo de produção. Trabalhar dentro das normas, além de cumprir com a obrigação, é conferir ao usuário a tranquilidade na utilização.

    • Muito Obrigado por seus comentários, Davi, realmente levamos muito tempo para definir os processos, hoje percebemos que não somos perfeitos, porém exite a preocupação em gerenciar tudo para que o maior patrimônio, nosso cliente satisfeito, seja nossa própria fonte de novos trabalhos. Muito obrigado.

  5. Interesante a matéria!
    Gostei da abordagem e cuidados necessários que deve se ter para construção de uma escada, garantindo a beleza do ambiente sem esquecer da segurança.
    Dúvida: Minha esposa está com intenção de modificar o layout da escada da nossa casa por uma escada mais moderna, é possível fazer uma alteração depois de anos ?

    • Muito obrigado pela pergunta Luan, seja bem vindo ao nosso blog, precisamos saber qual é o modelo da escada, quais os materiais do revestimento dos degraus, estrutura etc, com algumas fotos, podemos fazer uma avaliação inicial, quanto ao lay out, precisamos das dimensões do local de onde a escada atual está instalada, para isso podemos fazer uma avaliação no local sem compromisso, geralmente conseguimos no mínimo modernizar a escada, ainda não encontramos casos de que não foi possível fazer alguma modificação e deixar a escada bem mais bonita com conceito mais atual, que já pode atender os desejos de sua esposa.

      O que pode impedir a mudança do lay out, é a condição estrutural da escada e como ela é em conjunto com os outros elementos no entorno, caso seja uma estrutura faça parte da estrutura do pavimento, não será possível alterar, caso contrário existem inúmeras possibilidades…
      Para que vocês tenham segurança podemos fazer um estudo do lay out e depois gerar algumas imagens, que você terá uma ideia muito clara de como ficará o ambiente após a reforma, antes mesmo de tirar nada do local.

      Peço que envie as fotos do local para nosso e-mail:consultoria@escadasespeciais.com.br
      Esteja sempre a vontade para nos consultar que teremos prazer em poder atende-los.
      Gratidão.

  6. Muito interessante seus projetos Aldo! Eles possuem um design moderno e sofisticado que se diferencia da maioria das escadas convencionais. Quero inclusive implementar uma de suas escadas no meu sitio que com certeza vai destacar o ambiente.

    • Boa tarde Pedro!
      Satisfação imensa em ter você conosco!
      Teremos satisfação em poder atende-lo, com aquela vontade especial de fazer sempre o melhor, quando for fazer a sua escada no sítio conta conosco.
      Se tiver as dimensões, fotos ou qualquer informação do local, são de grande importância para especificarmos uma escada que agregue muito valor ao ambiente.
      Estamos as disposição.

Deixe um comentário