Descubra modelos de escada que ocupam pouco espaço

Descubra modelos de escada que ocupam pouco espaço

O sonho de muita gente é ter espaços com mais de um piso para viver ou trabalhar. Casas, sobrados, apartamentos e escritórios com mais de um andar disponível apresentam grande luxo, conforto e mais disponibilidade de espaço para realizar suas atividades de todos os dias. Entretanto, nem todo imóvel tem espaço sobrando para se instalar uma grande escada, ou não conta com a estrutura necessária para suportar o peso de uma escada de grande porte. Nessas horas, uma escada que ocupa pouco espaço é o ideal.

Além da otimização do uso da área de seu imóvel, as escadas que ocupam pouco espaço também são projetadas sempre com uma preocupação estética, atribuindo mais estilo e um visual agradável ao seu apartamento, casa ou empresa. Neste texto, você conhecerá alguns modelos de escadas que vão ocupar pouco espaço em seu ambiente. Conheça!

Escadas em U

As escadas em U são um tipo bastante prático, moderno e muito bonito de se ligar dois pisos de um imóvel com estilo e muita eficiência. O formato da escada permite que tanto sua entrada, como a saída sejam em pontos próximos nos dois andares, fazendo um U mais fechado. Ou ainda em pontos opostos em cada piso, criando um U mais aberto e permitindo que a escada acompanhe as paredes, oferecendo grande aproveitamento de espaço e estética refinada para o seu recinto.

Além disso, as escadas em U são muito versáteis, pois podem ser instaladas em diversos materiais – concreto, madeira, metal, vidro, acrílico, entre outros, e ser sustentada tanto por pilares sob os degraus ou ainda suspensas por vigas fixas no teto.

Escada tipo U
Escada tipo U

Escadas compactas, ocultas ou retráteis

Se o seu espaço é realmente pequeno, não tem problema! Você ainda pode ter uma escada bastante criativa e que ocupe pouco espaço, sem comprometer grandes áreas de seu ambiente. Algumas das propostas são escadas “escondidas”, que podem ser ocultas no teto, desmontáveis ou retráteis, ou seja, podem ser desmontadas rapidamente enquanto não estão em uso. Outros modelos ainda usam escadas fixas, mas com degraus bastante pequenos e estreitos – o corrimão garante a segurança no uso.

Escada para sótão
Escada para sótão

Seccionadas

Esse tipo de escada é mais convencional, mas ainda pode ser uma boa escolha para o aproveitamento de espaço em seu imóvel. Nesse caso, as escadas são montadas em duas ou mais seções, permitindo uma subida mais suave e apoio de parte dos degraus na parede, permitindo a dispensa de pilares ou outras sustentações.

escada seccionada
escada seccionada

Espiral ou helicoidal

São escadas muito populares para o aproveitamento de espaços no seu imóvel pequeno, mas com dois pisos. São realmente compactas, e seu efeito espiral dá um visual incrível para qualquer ambiente. O tipo mais comum é o espiral, em que os degraus são todos apoiados em um eixo central, mas o tipo helicoidal, em que não há eixo no centro e os degraus ainda seguem um desenho espiral também tem ganhado adeptos na arquitetura. Veja qual o modelo mais adequado para seu imóvel!

Escada Espiral ou Caracol
Escada Espiral ou Caracol

Leia outros textos e visite o portfólio das Escadas Especiais!

logotipo Escadas Especiais
logotipo Escadas Especiais

 

2 comentários sobre “Descubra modelos de escada que ocupam pouco espaço

Deixe um comentário