Entenda o processo de desenvolver uma escada

Uma escada personalizada é um item funcional, que agrega estilo e beleza ao design de interiores, de acordo com as características e necessidades de cada projeto.

Esta personalização só é possível, a partir da análise criteriosa que deve ser realizada pelos envolvidos na construção e na instalação da mesma. Esta análise tem o objetivo de avaliar a viabilidade da escada, de acordo com as normas de ergonomia e segurança vigentes, além de identificar as melhores técnicas e materiais para o projeto, de acordo com as boas práticas arquitetônicas.

Quer incluir uma escada diferenciada no seu projeto de interiores? Antes de contratar um fornecedor, entenda como este elemento é criado e certifique-se de que você está fazendo a escolha da equipe certa.

Entenda o uso da engenharia e tecnologia por trás do projeto escada

A necessidade de construir uma escada pode surgir junto com a construção do imóvel, ou só depois dele pronto, nos casos de reforma e ou ampliação. Dadas as diferentes circunstâncias em que uma escada pode “entrar” na planta do imóvel, nem sempre é possível contar com o cenário perfeito, que é partir de um projeto profissional elaborado por um arquiteto ou designer de interiores.

Veja as diferentes maneiras como o processo de desenvolvimento de uma escada personalizada pode começar:

  • Quando o cliente tem suporte de um profissional de interiores;
  • Quando o cliente não tem suporte de um profissional de interiores.

Quando o cliente tem suporte de um profissional de interiores

A partir do briefing e do projeto de arquitetura do cliente é desenvolvido um projeto básico em 3D. Eventualmente, na fase de aprovação do projeto, podem ser feitos ajustes de acordo com as solicitações do cliente.

Com base no projeto 3D aprovado, são realizados os estudos necessários, para avaliar a viabilidade técnica do projeto e encontrar as melhores soluções para desenvolver a escada que o cliente deseja, dentro das boas práticas de engenharia e arquitetura.

Com bases teóricas, conhecimento e recursos de tecnologia são analisados fatores, como:

  1. Conceito do projeto;
  2. Adequação e resistência de materiais;
  3. Estrutura;
  4. Revestimentos;
  5. Conforto;
  6. Segurança;
  7. Circulação;
  8. Integração com outros componentes.

Após a aprovação dos estudos iniciais, é elaborado um projeto executivo, contendo a lista de compras dos materiais necessários para fabricação e instalação da escada personalizada. Esta lista é a recomendação oficial dos itens adequados para garantir a segurança e a durabilidade da mesma.

Quando o cliente não tem suporte de um profissional de interiores

Quando não há um projeto elaborado por um profissional de interiores, o início do processo de desenvolvimento da escada personalizada é um pouco diferente.

A partir do briefing do cliente, é feito um levantamento técnico a fim de entender as necessidades do projeto.

Essa avaliação prévia é feita com base em fotos e também em um esboço com as dimensões do local onde ela será instalada. Caso seja necessário validar estas informações, deve ser feita uma visita técnica para medição no local da instalação.

Com estas informações em mãos, é desenvolvido o projeto básico em 3D. A partir de então, o processo de criação segue o fluxo normal que é: aprovação do projeto 3D e ajustes, se necessário, seguidos de estudos técnicos e elaboração do projeto executivo.

Conheça as fases do projeto

Seguindo as etapas de criação de uma escada personalizada, após a compra dos materiais listados no projeto executivo, a equipe técnica fica responsável pelo recebimento e a conferência destes itens.

Após o recebimento dos materiais, acontecem as seguintes fases:

  1. Fabricação dos elementos da escada personalizada;
  2. Pré-montagem;
  3. Preparo para o transporte do produto;
  4. Preparação do local de instalação;
  5. Instalação;
  6. Acabamento.

O projeto de desenvolvimento de uma escada personalizada é mais complexo e completo do que as escadas padronizadas que seguem um padrão básico. No entanto, o resultado final é muito mais interessante visualmente e você terá em casa uma obra única.

Se o seu projeto inclui uma escada caracol, de vidro, tipo L, tipo J, Tipo U, circular, helicoidal ou outros modelos de escadas personalizadas, procure uma empresa que ofereça análise criativa e processo técnico adequado para desenvolver a escada que você precisa, com qualidade e segurança.

Agora que você já sabe como uma escada é criada, tire o seu projeto do papel. Faça um orçamento da sua escada com a equipe Escadas Especiais. Confira nosso portfólio

Deixe um comentário