Guia com os tipos de escadas para usar na decoração de casa - Escadas Especiais

Guia com os tipos de escadas para usar na decoração de casa

À primeira vista, as escadas podem ser vistas como mero elemento funcional em uma residência. Mas engana-se quem pensa que esta série de degraus não pode ganhar também um papel decorativo. Pois ao longo da história as escadas foram muito além da sua função primária de ligar pavimentos diferentes. Da escadaria tripla da Biblioteca Laurenziana de Florença, à espiral dos Museus Vaticanos. Podemos citar ainda o modelo interior da Livraria Lello de Portugal, com sua forma espiral e característicos degraus vermelhos. Esta última, assim como as escadarias do poço de Chand Baori na Índia, serviram até mesmo como cenário para filmes.

A razão deste uso está na atmosfera única que as escadas podem evocar na construção visual de um ambiente. E para a sua casa não vai ser diferente. Pois estes elementos podem facilmente colaborar para uma atmosfera moderna e sofisticada. É claro que a estrutura da sua residência deve ser pensada no planejamento para que haja melhor adequação da escada. Uma vez que tudo esteja de acordo, é necessário decidir qual tipo e modelo utilizar. Confira este guia com alguns modelos de escada para facilitar na hora da sua escolha.

Escada em L

Escada tipo L
Escada em L

Este é um dos modelos mais utilizados em casas de até dois andares. Geralmente o formato de L desta escada é atingido através de um patamar. Outra opção disponível são os degraus que mudam a direção de forma gradual. O espaço abaixo desta escada pode servir para incrementar a sua decoração, com pequenos jardins, adegas ou outros elementos decorativos.

Escada em U

Escada em U
Escada Tipo U

Esta escada costuma ser mais indicada para residências espaçosas, edifícios e em ambientes comerciais. Para atingir o formato característico de U, este modelo é seguido por linhas retas e patamares. Nestes últimos é onde há a mudança de direção da escada. Sua colocação pode ser junto às paredes ou dividindo ambientes. O espaço abaixo delas também pode ser utilizado com fins decorativos como no modelo em L.

Escada reta

Escada Reta
Escada Reta

Este é um tipo mais utilizado em ambientes. De uma forma geral, está também entre os modelos mais utilizados de escadas. Não há curvas ou viradas neste caso e a construção deve acontecer junto a uma parede na horizontal.

Escada Caracol

escada caracol
escada caracol

Outro tipo indicado para, e muito utilizado, em ambientes pequenos. De todos os modelos de escada este é o que ocupará menos espaço. Tenha em mente, no entanto, que esta escada não servirá para transporte de objetos, como móveis. Mas este modelo pode ser usado como cômoda e até possuir gavetas embutidas. Servindo assim a um papel duplamente funcional e decorativo ao mesmo tempo.

Escada circular ou helicoidal

Escada helicoidal
Escada Helicoidal

Este modelo é um dos mais sofisticados da lista. Em geral, é indicado para ambientes espaçosos. Embora o seu formato circular tenha algo em comum com a escada caracol, as curvas aqui são mais suaves. Outro fator diferencial é que algumas pessoas podem se incomodar com a diferença entre os degraus de uma escada caracol. Este problema não existe no modelo circular justamente por este ser mais suave em suas curvas.

Escada em J

escada tipo J
Escada tipo J

 

A Escada J é um tipo de escada mista resultante da união de uma escada caracol com escada reta, muito utilizada por fabricantes de escadas de concreto pre-moldado e sua principal vantagem também é a economia de espaço.

Escada Santos Dumont

Escada Santos Dumont
Escada Santos Dumont

Escada Santos Dumont é um modelo de escada que permite ocupar um menor espaço no sentido do comprimento da escada, a diferença deste modelo é que um degrau se intercala como o outro o que pode causar insegurança na experiência de subir e descer, uma das únicas vantagens é a economia de espaço. Recomendada para locais onde o acesso não é muito constante.

Saiba mais sobre o assunto

Como você pôde ver, são muitas as opções de escadas para a sua decoração. Cada uma será mais adequada para um tipo de ambiente. Mas não pense que o assunto se esgotou com este guia. Se quiser saber mais sobre as escadas como elemento de decoração, visite o nosso blog. Você poderá descobrir nos nossos artigos as razões para ter uma escada interior moderna. Ou até mesmo os motivos para escolher um determinado modelo. O que você está esperando? Talvez uma nova escada seja o diferencial que a sua residência esteja precisando.

 

Deixe um comentário