O papel da escada na decoração

A escada é um elemento multifuncional nos projetos arquitetônicos. Além de ser um recurso para a integração de ambientes em imóveis com mais de um pavimento, a escada, sem dúvida, influencia na composição do décor.

A escada personalizada é um recurso para solucionar necessidades específicas de projetos com plantas diferenciadas, que muitas vezes exigem produtos com dimensões não disponíveis no mercado. Estes modelos são verdadeiros curingas no home décor, pois, além de se encaixarem perfeitamente nas características do projeto, oferecem inúmeras possibilidades de customização no visual, contribui para um ambiente mais harmonioso.

Descubra maneiras de incluir a escada no seu projeto de interiores, sem abrir mão da beleza do ambiente.

Definindo o tipo de escada personalizada

Entre outros, a decoração tem o papel de colaborar para o melhor aproveitamento e percepção do espaço dentro de um imóvel. Quando a escada é pensada como um dos elementos do design de interiores, o tipo de escada escolhido costuma valorizar o projeto.

Entre os diversos tipos e modelos de escada disponíveis no mercado, alguns caem perfeitamente bem em determinados ambientes.

Para ambientes estreitos, a escada reta é uma boa opção. É um tipo mais simples de escada, mas que pode ganhar toques de sofisticação, dependendo do material utilizado.

A escada helicoidal, também chamada de caracol, é recomendada especialmente para locais pequenos. Prática e funcional, a instalação deste tipo de escada não exige muito espaço.

As escadas em L e em U exigem um pouco mais de espaço no ambiente, pois são tipos de escada que contêm patamar. No entanto, esse tipo de escada também permite que a área abaixo dela seja aproveitada para outras funções. Pode ser um espaço decorativo, com jardim interno, ou um lugar funcional, com a instalação de um armário, por exemplo.

Escolhendo o material

Com a evolução da tecnologia no design de interiores, o desenvolvimento de novos materiais e o surgimento de técnicas cada vez mais avançadas nos processos de engenharia e arquitetura, atualmente, as escadas personalizadas podem ser feitas de diferentes materiais.

A escolha do material mais adequado para cada escada deve ser feita levando em conta o tipo desejado e também alguns aspectos fundamentais, como a resistência e durabilidade do material quando submetido ao local e ao uso para os quais a escada será destinada.

Por exemplo, escadas que receberão circulação de um número maior de pessoas, suportando uma carga maior com frequência, devem ser elaboradas com materiais apropriados para garantir a segurança dos usuários, evitar o desgaste precoce e, ainda assim, não prejudicar a sua aparência.

A escolha de materiais para a construção de escadas que ficarão expostas às condições climáticas, como vento, orvalho, chuva e maresia também exigem alguns cuidados.

Para além das questões técnicas, a empresa fornecedora da escada poderá auxiliar o cliente a optar pelo melhor material para o tipo de escada desejada para o seu projeto, considerando a identidade visual do local e as opções de materiais disponíveis no mercado, como aço carbono, aço inox,  madeira e vidro, entre outros.

Incluindo o elemento na decoração

A escada é tão importante na decoração, que é preciso estudar a planta e entender as características do espaço, considerando as particularidades do ambiente, como localização de colunas, portas e janelas, sem perder de vista o estilo do projeto e o gosto dos moradores ou usuários do espaço. Nesta equação, até mesmo o mobiliário deve ser pensado para não desvalorizar a escada no ambiente.

Assim como as esquadrias e os revestimentos de pisos e paredes compõem o visual do lugar, a escada é um dos elementos responsáveis pelo resultado final da decoração.

Gostou desse artigo sobre o papel da escada na decoração?

Fale com os especialistas da Escadas Especiais e descubra qual é a melhor opção para a decoração a sua casa.