Qual a importância do uso do corrimão nas escadas?

Qual a importância do uso do corrimão nas escadas?

corrimão

Se existe um elemento de extrema importância na hora da construção de uma escada, este é o corrimão.

São barras fixas que acompanham as escadas e rampas, servindo de apoio para as pessoas que precisam caminhar sobre elas. Não somente como item de decoração, o corrimão também é um importante item de segurança, auxiliando o corpo durante o trajeto, e prevenindo quedas.

Para a aplicação, é importante que sejam colocados materiais resistentes, jamais fazendo isso de forma aleatória. Um corrimão mal instalado pode ser extremamente prejudicial. Se você está construindo uma escada, é importante ver estas dicas, para instalar um corrimão da melhor forma possível.

Onde é mais recomendável instalar um corrimão?

Este precisa ser aplicado especialmente quando a escada é utilizada por pessoas com dificuldade de locomoção, mulheres grávidas, pessoas com crianças de colo, crianças acima dos quatro anos e idosos. Isso não quer dizer que os demais não precisem utilizar o mesmo.

O cansaço do dia a dia, o uso de sapatos de salto alto e pesos carregados ao subir ou descer os degraus podem causar quedas, até mesmo com pessoas saudáveis. Por isso, é recomendável que todos utilizem os corrimãos, e entendam melhor sobre qual é a importância do seu uso.

Há também os casos em que há a exigência por lei para a instalação de um corrimão. Através da NBR 9077, que trata das saídas de emergência em edifícios, há a presença de diversas exigências quanto ao uso destes em casos específicos.

A lei deixa bem claro de que estes corrimões precisam ser facilmente agarrados, de forma confortável, garantindo assim um deslocamento contínuo da mão por toda a sua extensão, sem nenhum tipo de obstrução no meio do caminho.

Qual corrimão combina com cada estilo?

Os corrimãos de uma escada precisam influenciar não só a segurança e a praticidade de quem vai utilizar, como também o resultado estético precisa combinar com elementos que ficarão em evidência com a área social da casa.

A melhor forma de escolher um corrimão para a sua escada, primeiramente, é comprovando se a altura do mesmo é conforme o padrão estabelecido, entre 80 a 92 centímetros do chão.

Por mais que esteticamente uma escada sem corrimão seja bonita, é importante ter este elemento como forma de evitar acidentes. Até mesmo as pessoas mais saudáveis podem acabar tropeçando em um simples descuido.

Os melhores corrimões precisam ser de modelo preferencialmente redondo, com diâmetro de cinco centímetros. Esta medida garante conforto para as pessoas. Se tratando dos materiais, os mais recomendados são madeira, alumínio, aço inoxidável e ferro.

Para residências com crianças, se o guarda-copo for metálico, é importante evitar a construção de perfis em linhas horizontais, pois a estrutura pode facilitar que os menores subam no local.

Em perfis verticais, estes não podem ter espaços maiores do que 11 centímetros, de forma a garantir a função de proteger em quedas. Este guarda-copo pode ser projetado a partir de qualquer material, incluindo o vidro, se este for laminado.

Deixe um comentário