Vai construir? Veja o momento certo para comprar escadas

Ter uma casa própria, e poder desenvolvê-la do jeito que desejar, é o sonho de muitas pessoas. E se tem algo ainda mais encantador são as residências de dois ou mais pisos, em que os espaços podem ser melhor otimizados, através de níveis diferentes. Entretanto, você sabe quando deve comprar escadas?

Se você pretende construir uma casa, este texto é para lhe ajudar a saber qual é o momento certo para construir uma escada. Importante é saber quantos patamares ela precisa ter, qual a medida ideal para que a pisada das pessoas seja confortável. Não se esqueça de escolher qual o melhor tipo de corrimão, bem como ver qual é o modelo de valor mais acessível.

O que saber antes de comprar escadas

O projeto para a construção de uma escada é elaborado conforme o estilo, o conceito aplicado pelo arquiteto ou designer do imóvel a ser feito, bem como sua utilização. Por exemplo, uma escada de uma casa terá características diferentes se comparadas com escadas presentes em escolas.

Em locais públicos, como casas de festas, bares ou restaurantes, não é comum que sejam adotados os mesmos critérios de dimensionamento para a escada principal, que é utilizada pelos clientes, e para a escada de serviço, que dá acesso ao depósito.

Ou seja, é de responsabilidade do autor do projeto fazer as especificações de altura, inclinação, dimensão dos degraus, material dos corrimãos, aplicação das normas técnicas entre outros. Deve ser levado em conta sempre pensando no usuário final da escada. É fundamental se lembrar disso antes de comprar uma escada.

Um projeto de escadas depende de inúmeros fatores. Isso envolve o os materiais de uma escada e sua composição, o tamanho, e o acabamento. O preço mínimo de uma escada gira em torno dos 3 mil reais.

Qual é a estrutura ideal para a elaboração de uma escada?

As principais estruturas presentes são as de aço carbono “ferro”, madeira, concreto e aço inox “aço inoxidável”. As estruturas feitas de aço inoxidável são as mais caras. Porém, as de concreto pré moldado são avaliadas como as mais baratas. Há também opções alternativas, que podem ser feitas de alvenaria com revestimento em mármore, granito, madeira, borracha e até vidro temperado.

O revestimento dos degraus pode ser feito com granito, madeira, mármore, entre outros elementos. A pintura da escada também tem diversas opções. Ela pode ser feita com látex, ou então com o uso de tinta e resinas acrílicas, voltadas para o concreto. Tudo será feito conforme o ambiente onde a escada for instalada.

Quanto à altura de uma escada, o que é tratado como indicado é que um degrau tenha uma altura equivalente a aproximadamente 17 centímetros com relação ao degrau de baixo. Se referindo à largura, o ideal é que seja acima dos 80 centímetros. E a largura da pisada mais confortável é acima dos 27 centímetros, para isso existem vários cálculos e aplicação de normas para cada caso específico.

Escadas como elemento na decoração de um lar

Na hora de escolher e comprar escadas para a sua casa, lembre-se sempre de selecionar uma que combina com o seu estilo, e com a decoração do lar. Desta maneira, você vai ter um ambiente harmonioso, com a sua escada sendo um elemento a mais para a beleza do local, e, assim, sua casa será muito mais charmosa.

Conheça alguns modelos de escadas que você pode escolher para comprar: Clique Aqui 

Related Posts